Dai-nos hoje a santidade de cada dia….

santidade santidadeEngana-se aquele que pensa que pode alcançar santidade passando por cima da sua própria humanidade, jogando sobre si mesmo uma capa para encobrir sua verdadeira natureza humana, deixando de lidar com as mazelas e misérias de sua alma.

Engana-se aquele que pensa que santidade é estar o tempo inteiro com uma bíblia debaixo do braço, recitando textos e versículos sem viver aquilo que recita.

Engana-se aquele que pensa que pode buscar essa tal santidade sozinho, se isolando sem precisar de ninguém, ledo engano… Como diz as sábias palavras do padre Fábio de Melo em seu texto sobre o caminho da santidade – Eu preciso do outro para ser melhor. E essa dependência é sadia, pois me faz potencializar tudo o que trago em mim e a me dispor a passar por esse processo de santificação, que se dá na oficina da vida, no dia-a-dia, e requer sangue, suor e muitas lágrimas! No relacionamento com outras pessoas, descubro minhas misérias, que em Deus são purificadas. No relacionamento com Deus, descubro minhas virtudes que são fecundadas por meus irmãos… Ser santo não significa ser perfeito, mas ter a decisão de constantemente estar disposto a ser melhor, deixar o pecado…

Santidade passa muito longe de ativismos religiosos, o famoso dizer coisas e fazer coisas dentro dos lugares sejam estes lugares onde for.

Santidade passa muito longe de todo o conhecimento teológico, doutrinário que se possa ter.

Santidade passa muito longe de experiências espirituais.

A santidade acontece quando no nosso coração existe o desejo sincero, o propósito verdadeiro de converter o caminho que se tomou e de buscar ser a pessoa que Deus sonhou pra nós, sem se autoenganar com desculpas.

A santidade acontece no dia a dia, no despertar de cada dia, ao abrirmos os olhos e falarmos para nos mesmos:_ Hoje quero ser um ser melhor que ontem, fazer opções melhores nas atitudes para com os outros e para comigo mesmo.

É pela nossa própria humanidade que a busca pela santidade se processa, quando reconhecemos e confessamos as nossas misérias e mazelas para nós mesmos e para Deus Pai e nasce no nosso intimo o desejo de mudar, de converter, o desejo de não ser mais igual à ontem, de não ser mais arrastado pelas paixões e desejos do nosso louco coração.

E é ai que as palavras de Jesus têm seu maior significado: “…_se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome a sua cruz e me siga… Porque todo aquele que conserva a sua vida para si mesmo, vai perdê-la; e todo aquele que perder a sua vida por Mim, vai achá-la novamente. Que vantagem há em alguém ganhar o mundo inteiro – e perder a vida eterna? Que é que se pode comparar com o valor da vida eterna? Porque Eu, o Filho da Humanidade, virei com os Meus anjos na glória de Meu Pai, e julgarei cada pessoa de acordo com as suas obras”.

E ai você pergunta: _ que cruz é essa? É a cruz da nossa natureza, a cruz das nossas paixões e desejos, a cruz do nosso egoísmo e ambição desenfreada, a cruz da nossa raiva, a cruz do nosso orgulho e soberba, a cruz de querer viver sob o domínio cruel dos sistemas desse mundão “veio de guerra” (rsrs) É isso que Cristo quer dizer e é isso que Paulo em sua carta aos gálatas também disse, crucificar as nossas paixões, as obras da nossa pobre natureza humana, e ai cada um sabe muito bem onde aperta o seu calo, né mesmo?

Santidade é obra da maravilhosa Graça de Deus Pai e do seu Santo Espírito, quando manifestamos o desejo sincero de mudar, Ele vem com sua maravilhosa Graça e amor nos ajudar a sermos cada dia mais semelhante a Ele.

Quando o próprio Senhor diz: _ “Vocês têm de ser santos, pois Eu sou santo”…(I Pe 1:16)… Ele está dizendo para nós:_Sejam amorosos como Eu, sejam misericordiosos como Eu, tenham compaixão como Eu, perdoem as ofensas dos outros como Eu perdoei vocês, amem como eu os amo.

Pois é gente! Santidade, na minha escassa visão e no meu pobre entendimento é isso e ela se constrói no dia a dia, pedacinho por pedacinho, vivendo cada dia procurando ser um ser humano melhor, naquele dia.

Sem nunca ter a ilusão que já tá bom. Porque somos seres que Deus Pai vai construindo à sua imagem e semelhança todo o tempo e o tempo todo até que possamos viver com Ele para sempre!

Deixo aqui um pedido em uma pequena oração, através das mesmas palavras que Jesus disse: _Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. João 17:17

Tchau!! Que caminhemos juntos na busca dessa tal santidade….

Leonor

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s