Não deixe pra manhã o que pode fazer hoje…

“… Se você esperar que tudo fique normal, jamais fará qualquer coisa. Não pare nunca de plantar suas sementes porque você não sabe qual delas vai crescer talvez todas cresçam…” (Pv 11:4 e 6)

 Procrastinação – isso em bom português significa adiar, deixar pra depois, o famoso “… deixei pra manhã o que deveria fazer hoje…”

Bem não quero falar sobre os aspectos científicos, psicológicos e/ou médicos do ato de procrastinar – adiar, mas sim escrever sobre o quanto isso pode afetar o nosso dia a dia, afetar a nossa vida e nos privar de momentos importantes, e podem crer de uma forma bem maléfica…

Difícil crer que exista alguém sobre a face dessa terra que não tenha deixado pra depois alguma coisa que deveria ter feito com ou sem consequências boas ou más.

Ontem, por exemplo, me programei para ficar livre a tarde e dar continuidade à leitura de um livro muito interessante que se chama “Um defeito de cor”, pois o corre-corre de todos os dias não tem me permitido fazê-lo.

E prometi a mim que não entraria na internet nem para verificar e-mails e muito menos acessar o Facebook, que afff, me distrai por demais dos meus focos virtuais rsrsrs. Realmente não acessei a Net, mas em compensação resolvi dar uma “limpadinha” rápida na casa (que não era necessária), depois resolvi agradar ao Ed, meu marido, fui fazer biscoitinhos fritos que ele adora, depois, mesmo não sendo o dia de fazer exercícios, fiz… E por ai foi, quando dei conta já estava quase na hora do jantar… E a leitura que havia programado ficou para trás.

Para muitos, ao ler isso, irão pensar: _Ah! Deixar a leitura de um livro pra depois não quer dizer nada… É verdade! Mas mesmo sendo apenas a leitura de um livro tenho certeza que me privei de um momento agradável e talvez algum ensinamento interessante, né mesmo?

Procrastinar, deixar pra depois o que se pode fazer hoje pode trazer consequências não muito agradáveis. Vamos imaginar algumas situações, que apesar de imaginadas, são frequentemente reais:

Adiar visita ao dentista, ao médico, a academia, a reeducação alimentar, larga um mau hábito, etc., podem ser prejudicial a sua saúde.

Adiar o orçamento doméstico, adiar economizar um pouco, adiar o pagamento de uma dívida para satisfazer um desejo de momento, entre outros adiamentos financeiros, pode ser prejudicial ao seu bolso.

Adiar os estudos, adiar um curso que precisa fazer, pode prejudicar você em um futuro próximo ou distante e te privar do conhecimento.

Adiar o retorno a um simples telefonema poderá impedir você de ser útil pra alguém, perder alguma oportunidade de trabalho, ou até mesmo de bater um papo agradável com a pessoa que ligou.

Adiar a ajuda a quem precisa de ajuda pode ser prejudicial a você mesmo sabia? Porque você mesmo um dia poderá precisar… “…Nunca diga a outra pessoa: “Passe aqui amanhã e eu lhe darei isso”, se você puder fazer agora mesmo.” (Pv 3:28)

Bem, cada um deve saber o que anda deixando pra manhã, né mesmo?

Agora preciso dizer algo, procrastinação, os famosos adiamentos, também pode prejudicar a sua vida espiritual. Você pode estar dizendo: _Ah! Vá!

Mas pode sim! Sabe por quê? Porque ao contrário que muitos pensam, somos uma alma que tem um corpo e não um corpo que tem uma alma (Você não tem uma alma; você é uma alma. Você tem um corpo.C.S. Lewis). Portanto tudo que fazemos, e/ou, pensamos afeta diretamente a nossa vida física, emocional e espiritual. “…Os caminhos de Deus são tão misteriosos quanto o caminho do vento; tão difíceis de descobrir como a maneira pela qual se forma a alma de uma criança enquanto ainda está dentro do ventre da mãe…” (Pv 11:5)

E por esses caminhos de Deus Pai serem tão mistérios é que devemos nos esforçar para evitar a tal procrastinação, evitar deixar pra manhã o que podemos fazer hoje. E em se tratando do assunto espiritual precisamos lembrar que passaremos mais tempo mortos do que vivos“Se uma pessoa chegar á velhice, deve se alegrar em todos os dias de sua vida. Mas deve lembrar também que a eternidade é muito mais comprida; quando se compara a vida com a eternidade, o que fazemos aqui não vale nada!…” (Pv 11:8)

Sabe Deus Pai nos criou, mas não pretendeu que fossemos somente seres espirituais, por isso também criou tudo que é material, o problema é que o homem, desde o primeiro jardim, desejou mais o material, tem desejado o Ter mais que o Ser. E nesses “queres” infindáveis, adia, adia, e adia a busca, o encontro e a comunhão com o seu Criador.

Nesse adiamento, nessa procrastinação de deixar que Deus Pai assuma o controle sobre nós, vamos ficando cada vez mais “fake” (pra quem não sabe o que significa é FALSIFICAÇÃO), estando cada vez mais voltados para as mentiras proferidas no primeiro jardim (leia a serie CrerparaVer – desconectados, neste blog, ou melhor, leia o livro de Genesis e saberá do que estou falando agora).

 Acreditando em doutrinas “fakes”, em pastores “fakes” e igrejas “fakes”, o inimigo de Cristo, o famigerado diabo junto com todos os “diablos” habitantes de nossa natureza humana decaída, ira, inveja, orgulho e todos os seus agregados, nos mantém  cada vez mais distantes de Deus Pai e Deus Filho.

E vamos adiando, procrastinando, em meio a tantos “fakes”, a tanta falsificação do evangelho a nossa rendição pura e simples a Cristo Jesus evitando, assim, ter a nossa própria e real personalidade que somente o caráter de Cristo moldado em nós pode permitir.

Pense nisso! Ou continue procrastinando… O privilégio da ESCOLHA É SOMENTE SEU.

****Não adie mais, vá ler a carta de amor que Deus Pai deixou pra você, a Bíblia! O Espírito de Deus que lá habita não permitirá que você seja enganado…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s